Estatísticas do Ensino Secundário
Cursos Profissionais
 
 
NOTA TÉCNICA
Neste Portal apresenta-se informação estatística sobre a demografia e sobre o desempenho escolar dos alunos matriculados em cursos profissionais do ensino secundário em Portugal Continental.

No separador "Estatísticas da Escola" é apresentada informação sobre todos os estabelecimentos de ensino, públicos e privados, que tiveram pelo menos 20 alunos matriculados em cursos profissionais no ano letivo de 2020/21. No separador "Estatísticas Regionais", a informação do ensino profissional é apresentada por distrito e por município.

INDICADORES ESTATÍSTICOS GERAIS SOBRE OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO

1) Quantos alunos tem a escola no ensino profissional?

Os dados referem-se aos alunos matriculados em cursos profissionais para jovens. Não incluem, por exemplo, os alunos matriculados em cursos científico-humanisticos ou no ensino recorrente para adultos.

Fonte: Dados reportados pelas escolas ao sistema de informação do ME.


2) Distribuição dos alunos da escola por idade

Mostra-se a distribuição por idades dos alunos matriculados nesta escola no ano letivo 2020/21.

Os dados referem-se apenas aos alunos matriculados em cursos profissionais para jovens. Não incluem, por exemplo, os alunos matriculados em cursos científico-humanísticos e no ensino recorrente para adultos.

Fonte: Dados reportados pelas escolas ao sistema de informação do ME.


3) Percentagem de alunos da escola que concluem o ensino profissional em três anos ou menos

Acompanhamos o percurso dos alunos da escola durante o ensino secundário profissional.

A barra azul do gráfico mostra a percentagem de alunos da escola que concluíram o ensino profissional dentro do tempo normal, ou seja, até três anos depois de terem ingressado nesta modalidade de ensino. Estes podem ser considerados percursos diretos com sucesso na escola.

A barra verde mostra a percentagem média nacional de percursos de sucesso, para comparação com os resultados na escola. Esta média nacional é calculada com os alunos do país que, ao entrarem no ensino secundário profissional, tinham um perfil semelhante ao dos alunos da escola, em termos de idade e de apoios da Ação Social Escolar. O objetivo é enquadrar os resultados na escola com uma média nacional apropriada, dentro do possível, para o contexto escolar e socioeconómico dos alunos que frequentam a escola.

Um indicador relevante é a diferença entre as duas barras, ou seja, entre a percentagem de percursos diretos de sucesso na escola e a média nacional para alunos com um perfil anterior semelhante.

Os dados relativos a 2020/21 mostram a situação, no final deste ano letivo, dos alunos que entraram para o ensino secundário profissional, em 2018/19, vindos diretamente do 3.º ciclo.

Fonte: Dados reportados pelas escolas ao sistema de informação do ME.


4) Percentagem de alunos do agrupamento com apoio ASE que concluem o ensino profissional em três anos ou menos

A barra azul do gráfico mostra a percentagem de alunos com apoio de Ação Social Escolar (ASE) do agrupamento que concluíram o ensino profissional dentro do tempo normal, ou seja, até três anos depois de terem ingressado nesta modalidade de ensino.

A barra castanha mostra a percentagem média nacional de conclusões do ensino secundário profissional em três anos, para comparação com os resultados no agrupamento. Esta média nacional é calculada com os alunos do país que, ao entrarem no ensino secundário profissional, tinham um perfil semelhante ao dos alunos do agrupamento, em termos de idade, de apoios ASE, habilitação da mãe e categoria da escola frequentada relativamente à percentagem de alunos com apoio ASE. O objetivo é enquadrar os resultados dos alunos com apoio ASE no agrupamento com uma média nacional apropriada.

Os dados relativos a 2020/21 mostram a situação, no final deste ano letivo, dos alunos que entraram para o ensino secundário profissional, em 2018/19, vindos diretamente do 3.º ciclo.

Fonte: Dados reportados pelas escolas ao sistema de informação do ME.


5) Distribuição dos alunos da escola por sexo

Mostra-se a distribuição por sexo dos alunos matriculados nesta escola no ano letivo 2020/21.

Os dados referem-se apenas aos alunos matriculados em cursos profissionais para jovens. Não incluem, por exemplo, os alunos matriculados em cursos científico-humanísticos e no ensino recorrente para adultos.

Fonte: Dados reportados pelas escolas ao sistema de informação do ME.


6) Em que cursos profissionais estão inscritos os alunos da escola?

Mostram-se os diversos cursos em que estavam matriculados os alunos desta escola no ano letivo 2020/21.

Os dados referem-se apenas aos alunos matriculados em cursos profissionais para jovens. Não incluem, por exemplo, os alunos matriculados em cursos científico-humanisticos ou no ensino recorrente para adultos.

A conclusão em tempo esperado (CTE) diz respeito à percentagem de alunos que, tendo iniciado este curso em 2018/19, concluiu o ensino profissional em 2020/21, podendo não ter concluído no mesmo curso que iniciou.
Nos casos em que o número de alunos da amostra é muito reduzido, não é possível calcular valores para este indicador.

Fonte: Dados reportados pelas escolas ao sistema de informação do ME.



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